Conecte-se conosco

Publicado

em

Na quarta edição da série de webinares Transição Energética no Mundo, o Comissário da California Energy Commission, Andrew McAllister, apresentou as principais iniciativas da política energética que tem como meta tornar a Califórnia neutra em carbono até 2045.

Andrew iniciou sua apresentação abordando a interrupção e o risco de confiabilidade do sistema elétrico da Califórnia, em meados de agosto.  O Comissário afirmou que a crise não foi causada pela transição da matriz para energias renováveis. Na visão dele, os eventos foram resultados de uma improvável conjunção de fatores, entre os quais se destaca a maior onda de calor da história de toda a costa oeste dos EUA e evidenciaram que o enfrentamento das mudanças climáticas demandará formas diferentes e novas de planejar e operar o sistema elétrico.

O Comissário acredita que a transição do setor elétrico se dará pelo maior aproveitamento dos recursos distribuídos de geração, armazenamento e flexibilidade de carga, o que requer o uso de tecnologias digitais na rede de distribuição. Andrew também falou sobre a importância da gestão da demanda e dos padrões mínimos de eficiência, para equipamentos e edifícios, como instrumentos para tornar viável a redução das emissões.

Mário Veiga, diretor fundador e CINO da PSR e membro do E+ Painel, atuou como moderador do webinar.

A série Transição Energética no Mundo, realizada pelo Instituto E+ Transição Energética, vem mapeando as soluções, estratégias e posicionamentos das diferentes regiões e países para a transição energética.

Sobre Andrew McAllister

O Comissário Andrew McAllister está cumprindo seu segundo mandato na California Energy Commission. Ele tem trabalhado em todo o mundo para implantar soluções energéticas limpas e econômicas com contrapartidas que vão desde pequenas comunidades remotas até a maior das concessionárias. McAllister administrou dois dos programas de energia renovável assinados na Califórnia (California Solar Initiative e Self-Generation Incentive Program), desenvolveu e operou programas de eficiência energética para concessionárias e realizou uma ampla gama de pesquisas relacionadas à política para a Califórnia e o governo federal. Ele é presidente do conselho de administração da National Association of State Energy Officials (NASEO) e atua no conselho da Alliance to Save Energy. Antes de entrar para a Energy Commission, Andrew McAllister foi diretor administrativo do Centro de Energia Sustentável da Califórnia. Andrew McAllister tem um mestrado em ciência e um doutorado do Grupo de Energia e Recursos da Universidade da Califórnia, Berkeley.

Sobre o Instituto E+ Transição Energética

O Instituto E+ é um think tank independente que promove o amplo diálogo com representantes de todos os setores para pautar a transição energética brasileira como vetor para o crescimento econômico de baixo carbono. O Instituto E+ faz parte da rede International Network of Energy Transition Think Tanks (INETTT).

Continue Reading
Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ LIDAS